[Oficinas 100 Noção]




Em outubro de 2011 iniciei uma série de oficinas chamadas "Arduino 100 Noção" com o objetivo de introduzir  ao público em geral sobre os conceitos de hardware livre e prototipagem rápida.

Para tornar o processo de aprendizagem rápido e divertido resolvi adotar a plataforma arduino, que hoje é a mais conhecida mundialmente, porém ainda de difícil acesso para quem realmente não tem "noção" sobre eletrônica e outros conceitos de software e hardware utilizados em montagens eletrônicas.

Currículo -  Veja vídeos no youtube

1. Início em outubro de 2011 no Garoa Hacker Clube com apresentações semanais até agosto de 2012
2. Apresentação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais IFSULDEMINAS 02/12/2011
3. Apresentação na Campus Party 2012
4. Matéria no Estado de São Paulo capa do caderno Link em 13/02/2012 - Mais Imagens
5. Apresentação para alunos da escola Politéia
6. Apresentação na EMEB José Cataldi São bernardo do Campo com 90 crianças
7. Apresentação no FLISOL FESTIVAL LATINOAMERICANO DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE
8. Apresentação no SESC SANTO ANDRÉ
9. Oficina "HARD USERS: Hacktivismo com Aduino"  no Sesc Santana ( agosto a setembro de 2012)
10. Oficina de Arduino no FAD - Festival de Artes Digitais de Belo Horizonte - Mais Imagens


O conceito



Em minha opinião a plataforma arduino e outras tem tornado a parte de software mas importante do que a parte de hardware, facilitando de tal forma o acesso as funcionalidades do microcontrolador que este acaba sendo somente mais uma peça no quebra cabeças e não, como é na realidade,  o coração e o cérebro do sistema em si.

O conceito básico da oficina é permitir que qualquer pessoa, independente de sua formação ou idade ( a oficina atende desde os 10 anos com acompanhamento paterno) tenha acesso aos  microcontroladores e conheça o que eles podem fazer, assim como participação destes em sua vida diária.

Estes são os conceitos apresentados de uma forma geral:

1. Hardware livre e software livre;
2. Eletricidade básica, CA / CC e  sua história;
3. Conceitos de Microcontroladores x Microprocessadores;
4. Capacidade de processamento e caducidade na propaganda;
5. Computação pervasiva, ubíqua e física ( nossa relação diária com a eletrônica);
6. O pensamento e a ação Hacker / MAKER;
7. Entradas analógicas (sensores)  e transformação digital;
8. Atuadores (motores e outros);
9. Relação entre o microcontrolador e as plataformas de prototipagem;
10. Estrutura física e lógica básica dos microcontroladores;
11. Tipos e práticas básicas  de programação para microcontroladores;
12. Como entrar neste mundo de forma simples e barata.

A prática




Durante a oficina são apresentados e esclarecidos os conceitos de computação pervasiva e ubíqua, fazendo com que os participantes entendam que estão lidando pela primeira vez diretamente com algo que se esconde e se espalha em todos os momentos de sua vida diária. Ao usar um controle remoto de TV, ao abrir o portão da garagem e até mesmo ao pegar um elevador, estamos na realidade passando comandos aos microcontroladores e, sem saber, somos todos operadores de equipamentos eletrônicos sem nem mesmo ter noção deste fato. Com estes conceitos em mente, fica claro que podemos interagir com esta "inteligencia oculta" e talvez tornar todo este universo paralelo o nosso universo.

Os participantes da oficina são convidados a montar um circuito eletrônico simples, tendo contato com a prática de utilizar ferramentas como alicates, fios, protoboards,  fontes de energia e microcontroladores sendo expostos  simultâneamente aos conceitos mas profundos expostos acima. Com a atenção voltada aos detalhes da montagem eletrônica suas mentes estão abertas e prontas para perceber o entorno de idéias que vai muito além do momento em que estão envolvidos.

Ao entender estes conceitos, os participantes tornan-se Hackers instantâneos e as idéias entram em ebulição, os questionamentos sobre as melhorias que podem fazer nos equipamentos eletronicos do dia a dia são inevitáveis e são o caminho para entender que não somos os reais proprietários destes equipamentos enquanto não podemos interagir com eles diretamente.














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