Seguem abaixo os meus trabalhos como designer, realizados desde 1996. Nesta página são apresentados os CD ROM realizados em uma época aonde a web ainda estava surgindo. Hoje é divertido pensar nas muitas horas de espera para renderizar uma imagem ou no topo da tecnologia que era ter um Pentium 200 com coprocessador gráfico.. e olha que era difícil de conseguir.
Alguns destes trabalhos forma realizados em conjunto com pesquisadores, professores e instituições. Outros são trabalhos comerciais. Minha participação nestes projetos foi o design, estruturação e montagem de toda interface gráfica. Minha empresa na época chamava-se Miklos Interface Design, eu achava o máximo. :-).
---------------------------------------------------------------
CD ROM MEMÓRIAS DO COMÉRCIO EM SÃO PAULO
O projeto Memórias do Comércio apresenta uma visão particular sobre o desenvolvimento do comércio na cidade de São Paulo do séc XIX até a atualidade. Esta história é contada por depoimentos de 61 comerciantes (com duração média de 2Hrs ) que são transcritos na íntegra e tratados com ferramentas de hipertexto para possibilitar a ligação com os outros módulos do sistema que ilustram as modalidades e os locais tradicionais do comércio na capital paulista.
O sistema conta com 531 fotos históricas e familiares, 88 vídeos (depoimentos, filmagens em locação e comerciais de televisão) e 20 sons de spots de rádio e outros. A tela de entrada do sistema foi desenhada para possibilitar o acesso rápido a todas as informações e mídias de qualquer módulo, de forma aleatória, e apresenta uma metáfora de árvore de conteúdo como meio de navegação rápida e de localização do usuário.
A navegação intermodular é efetuada por meio de botões colocados nos quatro cantos de todas as telas e que contém os mesmos ícones apresentados na tela de entrada, simbolizando os tres módulos do sistema (depoimentos, modalidades, locais) e a própria árvore de conteúdo.
Para complementar o sistema de navegação, foram também incluidas ferramentas de acesso exclusivo às mídias, com apresentação seletiva por tipo ( áudio, vídeo, foto ), ligação direta com a página de apresentação original e um jogo da mémória com fotos e documentos possibilitando consultas lúdicas e educativas.
- Projeto: institucional
- Mídia: CD Rom / Quiosque
- Tamanho: 410 Mb
- Interface: 256 cores
- Software: Toolbook 3.0
- Lançamento: abril / 96
- Cliente : SESC, SENAC, ACSP
-----------------------------------------------------
CD ROM ADC ELETROPAULO - HISTÓRIA DA ELETRICIDADE EM SÃO PAULO
O sistema ADC-ELETROPAULO foi criado para apresentar um panorama histórico do desenvolvimento da cidade de São Paulo do ponto de vista da categoria trabalhista dos eletricitários, e do desenvolvimento gerado pela instalação da rede elétrica na cidade. Esta história é apresentada em três módulos, a saber: LIGTH/ELETROPAULO,ADC,PESSOAS. O módulo ligth/Eletropaulo contém uma linha do tempo para descrever 10 décadas de história, cada tela apresenta um painel da história do brasil, um painel com a história da ligth/Eletropaulo,vídeos e ou áudios de época.
Após receber uma noção geral da situação social e politica da época, o usuário pode escolher entre conhecer o dia a dia do eletricitário ou os avanços tecnológicos da década selecionada; estas informações são apresentadas em forma de uma revista eletrônica e são ilustradas por mais de cem fotos e documentos.
O módulo ADC, conta a história da associação desportiva e cultural dos funcionários da Eletropaulo, que tem uma história muito interessante por representar a cultura de toda uma classe trabalhadora. No módulo ADC existem quatro entradas principais: história, clubes, esporte e lazer, no módulo história são apresentados os 14 antigos grêmios que vieram a fundar a associação ( o mais antigo data de 1900) e revela fatos curiosos como a realização da primeira partida de futebol iluminada e a criação da primeira bola branca de futebol.
O tópico clubes(módulo ADC), por exemplo,dá acesso a informações sobre as instalações
da associação em diversos (+ de 40) locais no interior e capital dentro da área de concessão da Eletropaulo. O módulo pessoas é composto por 20 entrevistas com personalidades do meio sindical entre outros (média de 2h) que são gravadas em vídeo, digitalizadas e transcritas de forma integral, e ligadas por hipertexto para construir uma descrição das atividades e conquistas desta categoria em 100 anos de história.
A estrutura de navegação foi desenvolvida baseada em uma barra de comandos inferior, que está presente em todas as telas, isto torna possível o acesso instantâneo a qualquer módulo do sistema sem o uso de sub menus ou outro artifício. O usuário conta ainda com ferramentas de busca por tema ou mídia , help on line e volta passo a passo. Foi também inserida uma animação de 35 segundos que funciona como tela de descanso e de promoção.
- Projeto: institucional
- Mídia: Quiosque
- Tamanho: 580 Mb
- Interface: 256 cores
- Software: Toolbook 3.0
- Lançamento: abril / 96
- Cliente : ADC - Associação Desportiva e Cultural da Eletropaulo
---------------------------------------------------------
CD ROM 50 ANOS DO SENAC - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
O projeto Memória em multimídia do SENAC tem o objetivo de descrever as realizações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial nos seus 50 anos de atuação comonúcleo formador de mão de obra especializada, para os diversos ramos do comércio.Estasatividades abrangem desde os cursos de datilografia e vitrinismo até o marketing eleitoral ou a computação gráfica. No decorrer das décadas, o SENAC firmou-se como referência de educação para várias gerações de profissionais.
A tarefa de unir este quebra cabeças composto de 546 fotos e documentos, 46 áudios( 16 bits,22Khz) e 39 vídeos ( truecolor 240x180 pixel) , foi efetuada levando em consideração o próprio objetivo básico da instituição de educar as camadas de renda mais baixa da população.
A idéia básica foi utilizar o apelo visual da televisão e sua linguagem universal para gerar uma interface formada por elementos simples e cores básicas, que em conjunto formam um estilo visual moderno, mas permitem uma identificação imediata do usuário com os elementos de navegação.
O sistema é composto de vários módulos contendo informações sobre as instalações e asatividades das diversas unidades, (núcleos de ensino), que espalham-se pelo estado de São Paulo. O módulo principal é a cronologia ilustrada por hipermídia que dá acesso aos outros setores do sistema e que vai de 1946 a 1995.Todas ás pagians do sistema contém elementos de nevegação chamados de "veja mais"que ligam o assunto tratado naquela página a outra informações complementares (vídeos, sons e fotos).
O principal elemento de navegação é uma barra de botões colocada na parte superior da tela e que permite acesso a todas as entradas dos módulos, aos controles do help on line e da volta passo a passo. No momento da operação a barra de comandos transforma-se no menú específico na tela que está sendo consultada e os comandos básicos de navegação entre os módulos, passam a estar ligados a um menu pop down (menu que abre quando clicado).
Outras ferramentas importantes como o módulo de busca de mídias, com opções de escolha por assunto ou tipo de informação, e o aparelho de exibição de mídias, que foi criado para simular uma sessão de slides, foram incluidos para facilitar o acesso rápido a massa das informações e melhorar o aproveitamento das consultas.
- Projeto: institucional
- Mídia: CD / quiosque
- Tamanho: 395 Mb
- Interface: 256 cores
- Software: Toolbook
- Cliente: SENAC
-----------------------------------------------------------------
HISTÓRIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
O sistema História do São Paulo Futebol Clube faz parte de um museu instalado nas dependências do estádio do clube. O museu apresenta toda a trajetória do clube desde sua fundação por meio dos objetos, fotografias e métodos audiovisuais. Este museu e o sistema em multimídia fizeram parte do lançamento do primeiro cartão de crédito de afinidade existente no país.
- Projeto: institucional
- Mídia: Quiosque
- Tamanho: 395 Mb
- Interface: 256 cores
- Software: Toolbook
- Lançamento: junho/96
- Cliente: VISA / SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
- Participação: criação e desenvolvimento das animações e outros elementos de interface
------------------------------------------------------------------------
CD ROM GESTO INACABADO - DEPTO. SEMIOLOGIA PUC SP
Leia Abaixo o texto de abertura do CD Rom de autoria da Professora Doutora Cecília Almeida Salles do Centro de Estudos de Crítica Genética do departamento de Pós Graduaçãio em Comunicação e Semiótica da PUC/SP:
Vamos acompanhar os vestígios, deixados pelos artistas, do percurso de fabricação de suas obras. Estas pegadas oferecem meios para captar alguns fragmentos do funcionamento do pensamento criativo. Não há uma acepção tão farmacêutica, de dosagens, Nem tudo é sempre possível de se reduzir a fórmulas de alquimia, à combinação aritmética de ingredientes que asseguram a receita justa, a posologia eficaz.
Mesmo se lembrasse de tudo aquilo que se reuniu para compor uma simples tomada, não conseguiria corporificar o momento de agregação magnética que no fim mistura tudo. Fellini(1986a).Vão ser contadas as histórias da produção de obras. A arte será focalizada no trabalho do artista. A criação será observada no estado de contínua metamorfose: um percurso feito de formas de caráter precário dúvidas, ajustes, acertos e aproximações. Trata-se de uma realidade em mobilidade
- Projeto: Comercial
- Mídia: CD ROM
- Lançamento: Agosto de 2000
- Cliente: PUC/SP
--------------------------------------------------------------------------
SISTEMA DE TREINAMENTO CREDICARD
A abertura do sistema de treinamento da credicard, realizada em 3d, apresenta elementos relativos ao dia a dia dos treinandos. O roteiro foi baseado na forma do logotipo da credicard, sugerindo a orbita de planetas em torno de uma esfera transparente que contem o logo. Realizado com um PENTIUM 200 e 3D Studio 1.0.
- Projeto: Comercial
- Mídia: CD ROM / Quiosque de auto aprendizado
- Cliente: Menes Mídia Interativa / Credicard
-------------------------------------------------------------------------
CD ROM PLAYBOY
Para o CD ROM Playboy de jogos e screen savers foram desenvolvidas imagens em 3D, para servirem como fundo de exibição de vídeos de strip teases que foram gravados com efeito de croma key ( fundo azul para criar efeito de transparência) e são exibidos no CD utilizando os recursos do processador com tecnologia MMX. Os fundos recriam ambientes baseados na imaginação e nos feitiches mais comuns como: escritórios, fórmula 1, boate, ruas, cinema, etc. Um total de 32 telas foram criadas para este sistema.
- Projeto: Comercial
- Mídia: CD ROM
- Lançamento:Março/98
- Participação: criação e desenvolvimento de 3d e outros elementos de interface
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário.