ARDUINO LASER TRIPWIRE - ARMADILHA LASER




No post passado eu estava analisando o uso de um LDR para produzir sons com a arduino, como já estava com o setup montado resolvi fazer a experiência da armadilha de laser dessas de filme de roubo de jóias ou obras de arte aonde os bandidos tem que passar pelos alarmes de laser para conseguir seu objetivo. Minha filha brincou um bocado tentado passar pelo raio do laser sem ser "detectada".

Estes são os elementos que usei:

1 Apontador laser barato - R$ 3,00
1 LDR de 5 mm
1 Alto-falante de 8 oms pequeno

O apontador laser é alimentado por 3 baterias botão bem pequenas, por isso tive que liga-lo a uma bateria mais potente, as baterias originais não aguentaram nem 5 minutos ligadas. Coloquei duas baterias de telefone sem fio de 2.4 volts NiMH ligadas em paralelo para obter 4.8 volts.

Soldei o positivo na carcaça de metal do apontador e o terra na mola que segura as baterias. Desta forma consegui uma fonte de laser bem forte e contante, isso é importante porque para fazer o alarme temos que medir a variação de voltagem vinda do sensor LDR.

No meu caso o valor da leitura do sensor na porta analógica 0 com iluminação ambiente foi de 300 e com o laser foi de 1000. Coloquei no código um valor de 800 para o disparo do alarme.



A montagem é a seguinte:

1. Alto falante com o fio vermelho ligado a porta digital 8 e o preto ao ground;
2. LDR com uma "perna" ligada a 5 volts e a outra ao ground por meio de um resistor de 10 kOhms ( marrom/preto/laranja/dourado) e a porta analógica 0. Existem muitos exemplos de montagem de LDR como estes

Neste exemplo estou usando a TATUINO NANO que é uma placa ótima para todos que querem experimentar com a IDE do arduino, ela pode ser conectada diretamnete na breadbord:



O código é muito simples:

------------------------------------------------------------------------------------------------

/*
 claudio miklos 16/05/2010
 
 */


void setup() {
Serial.begin(9600); 
}

void loop()
{
Serial.print("Analog reading = ");
Serial.println(analogRead(0)); // the raw analog reading
  
if(analogRead(0) <= 800){
  
tone(8, 1000, 10);
}

}
-----------------------------------------------------------------------------------------





Foi interessante conmhecer o TONE do arduino, no entanto tive problemas na comunicação serial, me parece que a comunicação serial interfere no comando tone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.

Internet of Things

LUX com arduino GPRS shield e sensor LDR.

/*
Graph: Feed 38642, Datastream lux
*/

Laboratórios, Lojas e Produtos

Blogs, Comunidades e Revistas